QUARTA, 10/03/2021, 19:49

Centro de Testagem e Aconselhamento tem horário ampliado até esta quinta-feira (11)

Ação tem objetivo de conscientizar população sobre cuidados em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A Campanha Fique Sabendo busca incentivar a realização de testes rápidos para detectar IST’s, como hepatites virais, sífilis e aids. Para isso o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ampliou o horário de atendimento, das 7h às 18h, até esta quinta-feira (11).

Todo o atendimento prestado é gratuito. Como parte da programação do mês da mulher, a ação tem o objetivo de encorajar o público feminino, que é minoria na realização dos testes.

De acordo com o enfermeiro Edvilson Lentine, mesmo com ações de conscientização, a procura pela identificação das infecções ainda é baixo. Em especial, pelo medo de receber a notícia de um diagnóstico positivo.

Caso o resultado do teste seja positivo, o próprio CTA presta apoio emocional ao paciente que é encaminhado para tratamento médico pela rede de serviços especializados da prefeitura.

Lentine destaca que, durante a pandemia, o Centro de Testagem adotou diversas medidas de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social e o agendamento para realização dos exames. Ele afirma que outras ações de incentivo e conscientização devem acontecer ao longo do ano.

Segundo o enfermeiro, as ações do CTA são direcionadas a vítimas de violência sexual, profissionais da saúde expostos a riscos por conta de acidentes com materiais perfurantes e pessoas que mantiveram relações sexuais sem proteção.

Ele ressalta que para identificação do vírus HIV é preciso respeitar uma janela imunológica, que corresponde a um intervalo de tempo entre a infecção e a produção dos anticorpos.

Caso o exame seja feito durante este período, é possível de que o resultado apresente um falso negativo.

Para realização dos testes, basta acessar o banner disponível no portal da Prefeitura de Londrina e agendar um horário. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, número 1, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. Pelo telefone 3378-0146, a equipe do centro pode responder às dúvidas da população. 

Por Victor Assis

Comentários