SEGUNDA, 11/10/2021, 07:03

Cerca de 3% das declarações foram retidas em malha fina pela Receita Federal em Londrina e região

Delegado explica como contribuintes podem regularizar pendências com o leão.

A Receita Federal de Londrina recebeu 284.942 declarações de imposto de renda entre março e setembro de 2021 referentes ao ano base de 2020. Destas, 5.324 foram retidas em malha fiscal por omissão de rendimentos. O número representa 3% do total de contribuintes retidos pelo leão. 

O principal motivo que deixou declarações retidas e impediu contribuintes de receber a restituição foi a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual. como informa o  Delegado da Receita FederalReginaldo Cezar Cardoso. Seguido estão deduções da base de cálculo (30,9%), tais como as despesas médicas, contribuições para previdência oficial, para previdência privada e pensão alimentícia.

Em terceiro lugar aparecem divergências entre o que consta em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e o que foi declarado pela pessoa física. Se a restituição não foi liberada, o contribuinte deve verificar no site da Receita Federal, na opção Meu Imposto de Renda, qual a pendência. Quem fizer a retificação antes da notificação não receberá a multa.

Já quem não tiver em dia com a receita poderá sofrer outras sanções além de ter o CPF cancelado.

Para quem caiu na malha fina e precisar regularizar a situação outra opção é apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da declaração e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal da Receita Federal.

Por Guilherme Marconi

Comentários