QUARTA, 26/04/2017, 18:17

Chacareiros da zona leste se reúnem e buscam apoio na tecnologia e na solidariedade para melhorar a segurança

A Associação Recanto Fazenda Nata, no Vale do Tibagi, iniciou o projeto com reuniões mensais entre os vizinhos e um grupo de whatsapp. E já começaram a instalar sirenes e câmeras de vigilância.

A Associação Recanto Fazenda Nata existe desde 2005, mas de uns tempos pra cá, por conta do aumento da insegurança, os chacareiros passaram a sentir a necessidade de uma maior integração entre eles. E decidiram buscar apoio na tecnologia e na solidariedade. O primeiro passo foi a criação de um grupo de whatsapp para manter os moradores em constante comunicação. Em caso de alguma situação suspeita o alerta é disparado no grupo. O presidente da Associação, Carlos Scalassara, diz que o aplicativo, além de uma grande ferramenta de comunicação, se tornou um fator de união entre os chacareiros.

O Recanto Fazenda Nata fica no Vale do Tibagi e abriga mais de 400 chácaras residenciais, comerciais e de lazer. O presidente da Associação afirma que o próximo passo será a instalação de sirenes em mais propriedades, uma espécie de botão de pânico para alertar os vizinhos sobre movimentações suspeitas. Além da ampliação do sistema de câmeras de vigilância em mais propriedades e nas estradas da região.

Carlos Scalassara explica que a iniciativa da Associação foi inspirada no projeto “Vizinho Solidário”, criado no Jardim Shangri-lá, e que reduziu significativamente a criminalidade em diversos bairros da área urbana da cidade. O projeto envolve atualmente cerca de sete mil residências e, em 2013, recebeu o Prêmio Londrina de Cidadania, do Observatório de Gestão Pública. O presidente da Assoicação explica que os chacareiros decidiram criar dois grupos de whatsapp, um só para integração da comunidade, avisos e até bate papo, e outro para os pedidos de apoio em casos de emergência.

No último sábado, a Associação elegeu um grupo que vai ficar responsável por outras ações de segurança, como por exemplo a cobrança junto à Prefeitura de melhorias na iluminação das estradas rurais que cortam a região. A diretoria da Associação também vem orientando os chacareiros com uma série de medidas preventivas para inibir a ação de ladrões.

Comentários