QUARTA, 15/02/2017, 18:49

Chamadas de telefones fixos para celulares ficarão mais baratas a partir da semana que vem

Segundo a Anatel, algumas ligações vão ter redução de quase 20%.

A partir do dia 25 de fevereiro, os preços das ligações, locais e interurbanas, de telefones fixos para celulares vão ficar mais baratas. As chamadas locais vão ter reduções que variam de 16,5 a 19%. Já para as ligações interurbanas a queda será de 8,5 a 12%.

De acordo com a Anatel, desde o ano passado, o preço da interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra, é calculado a partir de um modelo que permite checar com mais precisão os custos envolvidos no serviço.

Segundo a Agência, paralela à redução das tarifas as operadoras devem aumentar os investimentos nas redes de dados, na qualidade dos serviços e no atendimento aos consumidores.

Em fevereiro do ano passado, as tarifas para ligações locais e interurbanas de telefones fixos para celulares já tinham sofrido outra redução. A queda nos valores em 2016 variou entre 15 e 22%, dependendo da operadora de origem da chamada.

Também no ano passado, as tarifas de ligações locais de fixo para celular já tinham sido unificadas e os clientes passaram a pagar o mesmo valor, independente da operadora de destino.

A redução é parte do Plano Geral de Metas de Competição da Agência. Segundo a Anatel, novas reduções nas tarifas das chamadas de telefones fixos para celulares devem ocorrer até 2019.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade