QUINTA, 21/01/2021, 18:20

Chuva forte dos últimos dias ajudou a recuperar início de mês ruim aqui na região

Meteorologista explica que volume de chuva não deve seguir no mesmo ritmo até o fim de janeiro, mas mês deve terminar dentro da média histórica.

Choveu quase todos os dias nas últimas três semanas, mas não em volumes expressivos. Até agora em janeiro foram 140 mm, quando a média histórica do mês é de 224 mm. A agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural, antigo IAPAR, Heverly Moraes, explica que a chuva até veio em dezembro e na primeira quinzena de janeiro, mas não na quantidade que se esperava.

Segundo a agrometeorologista, a recuperação veio nos últimos dias, com a chuva forte que começou a cair desde o fim da semana passada. Foram 118 mm em apenas cinco dias. O ritmo não deve ser o mesmo até o final do mês, explica Heverly, mas a média histórica de janeiro deve ser alcançada.

De acordo com a agrometeorologista do IDR, de maneira geral, o volume de chuvas de janeiro está dentro do esperado, o que ajudou a reduzir o déficit hídrico que o estado vinha enfrentando ao longo dos últimos meses.

Heverly Moraes diz ainda que a chuva forte dos últimos dias, apesar de muito bem vinda, trouxe um problema: a dificuldade do produtor rural em fazer o manejo das lavouras, principalmente de soja.

A agrometeorologista do IAPAR diz que apesar disso, ela veio na hora certa e ajudou a reduzir as perdas de produtividade que já se anunciavam no fim do ano passado por conta do déficit hídrico acumulado no estado.

Ainda segundo Heverly Moraes, a previsão para todo o verão, apesar do início de janeiro ruim, é de uma estação com volume de chuvas dentro da média histórica.

Comentários