SEXTA, 20/10/2017, 19:30

Cidades da Região Metropolitana apresentam saldo positivo na geração de emprego em setembro

Em contrapartida, Londrina mantém a queda e fecha o mês com  menos 147 postos de trabalho

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as cinco cidades da região  metropolitana de Londrina apresentaram um saldo positivo de 93 postos de trabalho em setembro. A notícia é boa, se levarmos em conta que no mês anterior o resultado foi negativo, com uma perda de 179 empregos com carteira assinada, como destaca o economista Marcos Rambalducci.

Em números absolutos Arapongas foi a cidade da região que apresentou os melhores resultados com a geração de 179 empregos com carteira assinada. Desde o início do ano a soma destas cidades apresenta saldo positivo de 1.355 postos de trabalho, representando 0,31% a mais em relação ao início de janeiro de 2017. No entanto, quando considerados os últimos 12 meses o saldo ainda é negativo em -2.382 postos com carteira assinada. E se levarmos em conta apenas os números de Londrina, a situação já mais preocupantes. De acordo com o Caged, a cidade contratou 5.278 pessoas e demitiu 5.425, o que representa um saldo de – 147 postos de trabalho. No mês passado, a perda foi ainda maior, chegando a 441 postos.

O economista afirma que a tendência, de uma forma geral, é que os números melhorem. Com a chegada do fim do ano e com as contratações do setor de serviços, o número de desempregados cai e as admissões tendem a aumentar.

Por Claudia Lima

Comentários