QUARTA, 06/02/2019, 19:12

Cinco vereadores de Rolândia querem suspender o pagamento do salário do prefeito afastado

Eles protocolaram na câmara um pedido de mudança da lei orgânica do município.

Depois da sessão tumultuada que absolveu politicamente o prefeito afastado de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, a pressão da população continua, inconformada com a decisão do ultimo 2 de fevereiro. Embora as investigações da Operação Patrocínio, do Ministério Público (MP) não tenham sido encerradas alguns vereadores tentam amenizar o clima, com um novo projeto para mudar a lei orgânica do município e impedir que Francisconi receba o salário de 20 mil reais, mesmo estando fora de suas funções.

O prefeito afastado é suspeito de ter recebido, pelo menos, R$ 150 mil em propina para favorecer uma empresa na licitação do aluguel de um barracão. Um esquema, que segundo a promotoria envolvia também empresários e ex-secretários municipais. Ele chegou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, medida que foi suspensa em novembro do ano passado.

O vereador Alex Santana foi um dos que votou a favor da cassação do mandato de Francisconi. Foram seis votos a favor da cassação e quatro abstenções. Ele juntou-se a outros 4 vereadores e decidiu mudar a lei, para dar uma resposta a população.

Hoje a lei orgânica não prevê em caso de afastamento de prefeito, vice e vereadores, se os salários devem ser pagos ou não, e o vereador lembra que Francisconi entrou com um mandado de segurança para garantir o salário, mesmo estando afastado, e conseguiu.

A tramitação é de rotina na casa, e tem que passar pela comissão de constituição e justiça. Segundo o vereador se for aprovada não precisa de sansão do atual prefeito.

O vereador acredita que conseguindo a mudança na lei a suspensão do salário de Francisconi é imediata, e vai atender a reclamação dos moradores de Rolândia. Sem contar o valor do salário, superior ao do prefeito de Londrina, cidade 10 vezes maior. Isso em um momento de contenção total de despesas do município.

Francisconi está afastado desde setembro do ano passado.

Comentários