SEXTA, 23/03/2018, 17:00

Clínica Odontológica da UEL é inaugurada, mas faltam 39 funcionários

A idéia era aumentar em, pelo menos, 50% o número de atendimentos no novo espaço, mas o déficit impossibilita o incremento.

O 1º bloco da Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está pronto. O prédio tem mais de 4 mil m2 e custou R$ 16,8 milhões. O dinheiro investido vem da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e R$ 618 mil da própria UEL. Atualmente, uma média de 700 pessoas são atendidas por dia. O diretor da clínica José Roberto Pinto afirma que a ideia era aumentar a capacidade de atendimento em mais de 50%. Mas, faltam, pelo menos 39 servidores.

O secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto destaca que a clínica agora tem uma estrutura que a coloca entre as melhores do país. São 110 novos conjuntos odontológicos, com Pronto Socorro (PS), que já começa a atender depois do feriado. Com a nova estrutura, que fica dentro do campus da universidade, o atendimento tende a ser mais seguro e de qualidade ao paciente, conforme normas de biossegurança previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário estadual da Seti, João Carlos Gomes admitiu a falta de funcionários, mas disse que o governo já está trabalhando para fazer as contratações no decorrer do ano. Porém adiantou que o número de 39 servidores é maior que a capacidade do estado. Sendo assim, a promessa é conseguir, pelo menos mais 11 deles para garantir o atendimento na clínica.

O prédio antigo, que fica na rua Pernambuco, no centro da cidade, apresenta vários problemas estruturais, como goteiras e infiltrações. Permanecem nesse espaço, os Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Biblioteca Setorial, Clínica de Pós-graduação, Centro Cirúrgico e o Setor de Lavanderia. Futuramente, segundo o diretor da clínica, o novo prédio deverá receber a Bebê Clínica e o Posto de Coleta Central do Hemocentro do Hospital Universitário (HU).

Só nos últimos cinco anos, a clínica registrou 443 mil e 433 atendimentos e 1 milhão e 213 mil procedimentos. O setor também é importante espaço de estágio para alunos do curso de Odontologia, que começou a funcionar em 1962 e que hoje soma 302 alunos.

Por Claudia Lima

Comentários