TERCA, 15/12/2020, 17:09

Clínicas e hospitais veterinários vão receber R$ 200 mil para tratar animais vítimas de maus-tratos em Londrina

Secretaria do Ambiente está credenciando empresas interessadas em participar da iniciativa.

Londrina deve começar o ano de 2021 com clínicas e hospitais veterinários cadastrados para tratar, de forma gratuita, animais vítimas de maus-tratos. O convênio vai ser administrado pela Secretaria Municipal do Ambiente, que abriu esta semana prazo para que as empresas demonstrem interesse em participar da iniciativa. O atendimento vai ser oferecido, preferencialmente, para cães e gatos resgatados pela diretoria de Bem-Estar Animal da Sema. As clínicas deverão apresentar a documentação necessária, disponível no site da prefeitura, na sede da secretaria, na rua da Natureza, número 155, no mesmo endereço que funciona o Parque Arthur Thomas. A diretoria pretende levar dez dias para analisar os documentos e decidir se as empresas estão ou não aptas a prestar o serviço.

Inicialmente, as entidades conveniadas vão ficar disponíveis para receber os animais por um ano, sendo que o prazo pode ser prorrogado. Neste primeiro momento, o município vai investir cerca de R$ 200 mil na iniciativa. Entre os atendimentos previstos, estão as consultas veterinárias, banho, transfusão de sangue, curativos e a realização de exames, como raio-x, ultrassonografia, mastectomia, dentre outros.

A diretora de Bem-Estar Anima da Sema, Bruna Ontivero, explica que, atualmente, os animais resgatados pelas equipes são tratados por médicos e clínicas voluntários, que, conforme ele, também vão poder se credenciar para, a partir de agora, receber pelos serviços prestados.

O edital é aberto para participação de pessoas jurídicas, desde que elas comprovem que atendem aos critérios de habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação técnica. Para isso, os interessados devem submeter os documentos exigidos no edital, como cópias do Ato constitutivo, Estatuto ou Contrato Social; Declaração de Idoneidade devidamente preenchida, entre outros. Também será preciso providenciar e apresentar cópia do Alvará de Licença e Funcionamento; Certidão Negativa de Tributos; Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do veterinário responsável; e Certificado de Regularidade do Estabelecimento, emitido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado.

Bruna Ontivero destaca que o credenciamento chega em muito boa hora, já que, atualmente, segundo ela, a Sema está precisando lidar com uma onda de ataques contra animais na cidade. Desde o início do mês, pelo menos doze cães e gatos teriam sido mortos ou mutilados.

O telefone da Sema, para denúncia e mais informações, é o 3372-4775.

Por Guilherme Batista

Comentários