TERCA, 24/05/2022, 10:00

CMTU instala quatro novos bolsões para motos, em cruzamentos de Londrina

Medida busca trazer mais organização e segurança ao trânsito da cidade. Companhia estuda implantar novidade em mais dois pontos

Dando continuidade ao projeto de instalação de bolsões para motos, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) anunciou, na manhã de terça-feira (24) a ampliação dos espaços exclusivos para motociclistas. 

Agora, quatro novas áreas serão implantadas em cruzamentos em que há grande movimento, como é o caso da avenida Dez de Dezembro com a rua Tremembés. A interseção da rua Vicente Feijó e Brasília, da Dez de Dezembro com avenida Portugal e o cruzamento das avenidas Lúcia Helena Gonçalves Viana e Brasília também vão receber a novidade.

Trata-se de um espaço de dois metros, que fica entre a faixa de pedestre e o início da fila de automóveis, que aguardam a abertura do semáforo. No caso dos cruzamentos com a avenida Dez de Dezembro, as áreas exclusivas vão funcionar em ambos sentidos da via.

O presidente da Companhia, Marcelo Cortez, explica que a medida tem o objetivo de melhorar a segurança dos condutores e motociclistas, além de desafogar o tráfego em vias de grande fluxo de veículos, na cidade.

O primeiro bolsão para motos também foi instalado na avenida Dez de Dezembro, próximo à Rodoviária de Londrina, em fevereiro de 2021. Cortez diz que a iniciativa apresentou bons resultados, ao longo dos 15 meses de funcionamento. O que contribuiu para a decisão de ampliar as áreas exclusivas para motociclistas em vias da cidade.

Outros dois locais estão sendo estudados para receberem os bolsões. São os cruzamentos da rua Mangaba com avenida Laranjeiras, na região leste, como também a interseção da rua Bahia com avenida Brasília, zona norte. 

Segundo o presidente da CMTU, alguns fatores são levados em conta nesta análise, como horários de maior movimento, quantidade de veículos que trafegam pela via, entre outros parâmetros que são avaliados antes da implantação dos novos pontos.

Além disso, neste primeiro momento de implantação dos bolsões, nos quatro novos locais, agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização vão orientar motociclistas e condutores sobre o novo espaço. 

Comentários