TERCA, 30/01/2018, 18:57

CNH Digital começa a ser disponibilizada aqui no Paraná a partir desta quinta-feira

Motoristas do estado podem acessar a versão eletrônica da Carteira de Habilitação pelo celular. Documento digital tem a mesma validade do modelo impresso.

A partir de fevereiro, os condutores paranaenses poderão acessar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação pelo celular. Segundo o Detran, o documento tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso. O diretor-geral do órgão, Marcos Traad explica que a CNH eletrônica armazena todas as informações do documento impresso, mas é preciso ficar atento, por exemplo, à bateria do celular.

Se durante uma fiscalização o aparelho estiver descarregado, o motorista acabará multado por estar sem a Carteira. De acordo com Marcos Traad, a CNH digital é um avanço, mas esbarra ainda em algumas dificuldades, entre elas a possibilidade dos agentes de trânsito de todo o país lerem o documento.

A carteira eletrônica também pode ser acessada offline, sem necessidade de conexão com a internet, mas não é possível acessar mais de uma CNH em um único celular.

O serviço está disponível apenas para motoristas que tenham a versão da CNH impressa com o chamado QR Code na parte interna. O código é encontrado apenas nas carteiras emitidas a partir de 2 de maio do ano passado.

Quem ainda não tem a versão digital da CNH, pode fazer uma segunda via, que custa R$ 82, ou esperar a renovação.

Para solicitar a CNH Eletrônica é preciso primeiro atualizar o cadastro no Detran, depois acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro por lá.

Ainda no Portal do Denatran, o motorista deve abrir o menu "CNH Digital" e clicar em "Ativação" para receber o e-mail com o código de autenticação.

Depois é só baixar o aplicativo "CNH Digital" no celular, disponível para aparelhos com sistema Android e IOS. Todo o processo para fazer a versão eletrônica da CNH é grátis.

Comentários