SEGUNDA, 27/01/2020, 07:05

Cohab estuda trocar áreas públicas utilizadas pela Igreja Católica por terreno na zona sul para construção de moradias

Proposta foi feita pela própria igreja, que, ao invés de comprar os lotes, ofereceu uma área de propriedade dela em forma de permuta.

A Companhia de Habitação do Município dá andamento ao processo de regularização de terrenos que são do órgão municipal, mas que, há 30 anos, vêm sendo utilizados pelas igrejas em Londrina. Dos 22 lotes, quinze já tiveram um desfecho. Representantes de igrejas evangélicas fecharam acordo com a Cohab e aceitaram pagar valores de até R$ 30 mil pelas áreas. As informações são do presidente da companhia, Luiz Cândido de Oliveira. Os outros sete lotes, conforme ele, são utilizados pela Igreja Católica, que, em vez de comprá-los, ofereceu uma área própria, localizada na zona sul de Londrina, em troca. Oliveira conta que o terreno tem 17 mil metros quadrados e pode muito bem ser utilizado para a construção de moradias populares. A permuta, no entanto, ainda depende de uma análise técnica, de acordo com ele.

Já em relação aos outros quinze terrenos, o presidente da Cohab disse que o município pretende receber até R$ 800 mil com as negociações. Ele adianta, entretanto, que, em boa parte dos acordos, os responsáveis parcelaram os valores em até 60 meses, e que, por isso, o dinheiro deve demorar a chegar aos cofres da Cohab. Oliveira garante que os recursos vão ser revertidos em novos projetos de moradias.

Por Guilherme Batista

Comentários