QUINTA, 07/11/2019, 14:32

Colégio estadual de Londrina começa novo modelo de ensino integral

Grade curricular vai incluir disciplinas como o empreendedorismo.

Quinze escolas da rede estadual do Paraná vão ser exclusivamente de Educação em Tempo Integral (ETI) em 2020. Em Londrina, o Colégio Dario Velezo, no Jardim Presidente, atua desde 2016 neste modelo, mas a grade curricular passa por uma transformação. O diretor do colégio, Paulo Sergio Faganello, explica que o novo formato proporciona a implantação de novas disciplinas, como empreendedorismo, estudos orientados, e programação de computadores.

A proposta do novo modelo é que de manter o professor com carga horária de 40 horas dentro de uma única escola de dentro integral, com dedicação praticamente exclusiva aos alunos deste colégio.

Escolhido para o ensino integral, o Colégio Dario Velezo, é uma unidade pequena.  Atualmente são atendidos 170 alunos do 6.º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Mas a capacidade poderá chegar a 250 o dia inteiro.  São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais. A ideia é que as eletivas sejam modificadas a cada semestre e tenham abordagem interdisciplinar, desenvolvidas por diferentes professores.

A meta do Estado de ter, até 2025, 60% das matrículas nessa modalidade.

Por Guilherme Marconi

Comentários