TERCA, 24/11/2020, 11:29

Colégio rural de Londrina vai representar o sul do Brasil em prêmio nacional de gestão escolar.

Escola do Patrimônio Regina se destacou por conseguir manter o ensino de forma remota, durante a pandemia, para 100% dos alunos. Para diretora, reconhecimento serve para coroar o trabalho e ajuda na quebra de paradigmas.

 

O Colégio Estadual do Patrimônio Regina, localizado na área rural de Londrina, foi selecionado como representante da região sul do país na etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar. A competição é promovida pelo Consed, o Conselho Nacional de Secretários de Educação. Neste ano, a premiação tem como foco práticas bem-sucedidas de ensino remoto, que precisaram ser colocadas em prática nos quatro cantos do Brasil por conta da pandemia de coronavírus.

No Patrimônio Regina, a escola estadual, que deixou outros oito mil projetos para trás, se destacou por conseguir manter 100% dos alunos participando das atividades. De acordo com a diretora do colégio, Lauriane dos Santos Lima, a conquista é resultado de um planejamento minucioso, que teve, como principal diferencial, o contato direto com as famílias dos estudantes. A equipe de 32 profissionais da escola, conforme ela, precisou ainda driblar a dificuldade da falta de sinal de celular na região rural.

A solução encontrada envolveu a criação de grupos no WhatsApp para o monitoramento das atividades e a troca de ideias com os pais dos alunos, e, ainda, um levantamento detalhado sobre a situação de cada um dos 243 estudantes do colégio. Por meio da pesquisa, a escola conseguiu descobrir quais deles poderiam acompanhar as aulas pela TV, por exemplo. Outra parte recebeu as atividades pelo Google Classroom e mais uma parcela absorveu o conteúdo por meio do kit tarefa, que são atividades impressas entregues aos estudantes a cada quinze dias.

Ainda segundo a diretora, as equipes decidiram manter a mesma rotina das salas de aula, com os estudantes sendo monitorados para fazer as atividades remotas nos mesmos horários das presenciais. Outro diferencial, conforme a professora, foi a decisão de manter a escola aberta, com os profissionais atuando de forma escalonada, para atender e tirar as dúvidas dos pais presencialmente.

O Colégio Estadual do Patrimônio Regina compete com quatro escolas que representam as demais regiões do país: um de Brasília (DF); um de Manaus (AM); um de Itacuruba (PE); e mais um de Jarinu (SP). O vencedor vai ser revelado durante cerimônia virtual marcada para o dia 10 de dezembro. Para a diretora do colégio londrinense, o reconhecimento serve para coroar todos os esforços realizados pela equipe ao longo do ano, e também ajuda a quebrar paradigmas.

 

Por Guilherme Batista

Comentários