TERCA, 10/05/2022, 18:31

Com 0,6% de alta, Paraná foi o único estado da região Sul a ampliar produção industrial em março

Apesar do pequeno aumento, setor registrou recuo no acumulado do ano e na comparação com o mesmo mês de 2021.

A atividade industrial no Paraná registrou um pequeno crescimento de 0,6% em março na comparação com fevereiro, é o que mostram os números divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O aumento paranaense ficou acima do registrado nacionalmente, de 0,3%, e também foi o melhor entre os estados da região Sul.

Mesmo com o crescimento na comparação com fevereiro, o economista da Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, diz que na análise de março deste ano contra o mesmo mês de 2021 e no acumulado do primeiro trimestre com o mesmo intervalo do ano passado, a produção da indústria paranaense recuou quase 3%, o que, segundo ele, revela os grandes desafios que o setor terá nos próximos meses, não só aqui no estado.

O economista da Fiep diz ainda que a produção industrial do estado segue a tendência de queda da economia mundial, em função de diversos fatores.

Um deles é a situação da pandemia e o ritmo na produção de insumos pela China. Sem falar na invasão à Ucrãnia e os altos preços e a dificuldade em comprar, por exemplo, adubos e fertilizantes, utilizados principalmente na cadeia da indústria alimentícia, que representa mais de 30% do PIB industrial do Paraná.

Das 13 atividades avaliadas pelo IBGE, nove estão com desempenho negativo este ano no estado. Os piores no ranking do primeiro trimestre foram o setor moveleiro, com queda de quase 27%, e o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com retração de pouco mais de 26%.

Destaque positivo no acumulado de 2022, para o setor de bebidas, que registrou crescimento de 33%.

Comentários