DOMINGO, 02/10/2016, 23:17

Com 10 novos vereadores, renovação na Câmara Municipal de Londrina passa de 50%

Candidatos mais votados são estreantes no Legislativo. Número de vereadoras caiu de três para uma.

O Legislativo de Londrina terá 10 novos nomes em 2017. A renovação das cadeiras nesta eleição ficou em pouco mais de 52%, índice que se aproxima da média da cidade nos últimos anos, que é de 55%. O candidato mais votado foi Emerson Petriv, do PR, também conhecido como Boca Aberta, que conquistou o apoio de mais de 11 mil londrinenses. Adversário ferrenho do prefeito Alexandre Kireeff, Petriv é um dos estreantes na Casa.

O segundo e o terceiro candidatos mais votados, Gui Belinati e Ailton Nantes, ambos do PP de Marcelo Belinati, também assumirão mandato de parlamentar pela primeira vez. Os outros sete novos vereadores são, por ordem de votos recebidos, Fernando Madureira, do PTB, Daniele Ziober, do PPS, Filipe Barros, do PRB, Eduardo Tominaga, do DEM, Felipe Prochet, do PSD, Estevão da Zona Sul, do PTN, e João Martins, do PSL.

Da atual composição da Câmara de Vereadores, quem se reelegeu foi Roberto Fú, do PDT, Mario Takahashi, do PV, Vilson Bittencourt, do PSB, Rony Alves, do PTB, Junior Santos Rosa, do PSD, Amauri Cardoso, do PSDB e Péricles Deliberador, do PSC. Já Gerson Araújo, do PSDB, e Jairo Tamura, do PR, conseguiram reconquistar o cargo que haviam exercido em outras ocasiões.

Os partidos que apoiam o prefeito eleito Marcelo Belinati terão maioria na Casa. Serão sete vereadores. Já a chapa de Valter Orsi vem em seguida, com cinco parlamentares. Tanto Sandra Graça quanto André Trindade elegeram três vereadores cada em suas coligações. Mario Takahashi, do PV, é o único eleito cujo partido não havia se coligado com algum candidato a prefeito.

As mulheres irão perder representação na câmara. Se na legislatura que termina em dezembro são três vereadoras, a partir do próximo ano a responsabilidade caberá apenas a Daniele Ziober. Isso porque Lenir de Assis, do PT, não conseguiu a reeleição. Já Sandra Graça, do PRB, foi derrotada na disputa pela prefeitura e Elza Correia, do PMDB, decidiu não concorrer novamente por causa de divergências com o próprio partido.

Comentários