SEXTA, 27/03/2020, 16:12

Com 511 casos suspeitos, Londrina realizou apenas 60 exames de Covid 19

Segundo a secretaria de saúde, as coletas estão sendo feitas apenas em casos mais graves e em hospitais. Até o momento são 34 pacientes internados, sendo que sete estão na UTI.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o Secretário Municipal de Saúde Felippe Machado atualizou os casos de coronavírus na cidade. Até o momento, são três confirmações, 34 pessoas estão internadas, sendo que sete estão entubadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 511 estão sob suspeita e 27 casos já foram descartados.  

Sessenta exames foram realizados em pacientes de Londrina. Apesar de garantir que a cidade tem exames suficientes para atender a demanda, o secretário afirma que estão sendo passando pelo teste apenas os pacientes mais graves e internados.    

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal, de janeiro a março de 2019, foram contabilizadas 47 internações de pessoas com Síndromes Agudas Respiratórias Graves (SARS). Neste mesmo período de 2020 já são 75.  Um aumento de 60%. Já com relação às Síndromes Gripais, foram 99 no primeiro trimestre do ano passado e 511 agora. Um incremento de 400%.

Dos três casos confirmados até o momento, um já terminou o período de quarentena e aguarda o resultado para saber se está livre do vírus. Os outros dois pacientes terminam o isolamento nesta semana, quando devem refazer os exames.

O secretário explica que os internados têm idades variadas, que vão de jovens a idosos com mais 60 anos, que compõem o grupo de risco. Na lista dos internados na UTI está uma jovem de 33 anos, que veio dos Estados Unidos (EUA) recentemente e está internada no Hospital Universitário (HU).

Segundo Machado, os exames na rede privada de saúde seguem outro protocolo. Mas, só podem ser feitos mediante encaminhamento médico. Ainda de acordo com a secretaria, as UBS destinadas ao atendimento de casos suspeitos de coronavírus atendem uma média diária de 60 pessoas. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará recebe 200 pacientes por dia com sintomas de Covid 19.           

Por Claudia Lima

Comentários