TERCA, 12/10/2021, 14:01

Com avanço da vacinação, número de doações de sangue no Hemocentro de Londrina começa a apresentar melhora

Apesar disso, diretor da unidade reforça importância do apoio da população para que estoques não reduzam novamente

Muitos londrinenses que participavam de ações para doação de sangue na cidade deixaram de comparecer por conta da pandemia, como forma de evitar o risco de contaminação pelo coronavírus. No entanto, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a adesão à iniciativa no Hemocentro do Hospital Universitário começa a apresentar uma certa melhora, segundo Fausto Trigo, diretor do espaço. 

Apesar disso, ele aponta que as medidas de prevenção à doença vão continuar sendo adotadas na unidade, em especial, a necessidade de agendamento para coleta das bolsas de sangue, que é realizada por meio do site da Secretaria Estadual de Saúde.

Ele explica que, atualmente, o volume disponível é suficiente, mas que o apoio da população é fundamental para que este cenário não se agrave, já que os estoques variam constantemente, de acordo com a demanda que precisa ser suprida.

O Hemocentro é responsável pela distribuição de bolsas de sangue para mais de 20 hospitais da região, sendo referência para cerca de 15 municípios atendidos pela 17ª Regional de Saúde.

Por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, os atendimentos na clínica estão suspensos nesta terça-feira. As atividades já são normalizadas na quarta-feira, a partir das 8h30 e seguem até às 18h30. Aos sábados, o Hemocentro funciona das 8h às 17h30 e fica localizado na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, ao lado do Hospital Universitário

Pessoas com idades entre 16 e 59 anos e que apresentem boas condições de saúde podem doar sangue, mediante agendamento no site saude.pr.gov.br. Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 precisa respeitar um intervalo mínimo de 30 dias após a aplicação do imunizante. No momento da coleta, é preciso apresentar um documento de identificação com foto.
 

Comentários