QUARTA, 16/06/2021, 19:04

Com baixa nos estoques e aumento da demanda por bolsas de sangue, IHEL faz apelo para que londrinenses reforcem doação

Reserva técnica já está comprometida e atual volume disponível é suficiente para atender hospitais da região apenas por um ou dois dias.

De acordo com a administração do Instituto de Hematologia de Londrina (Ihel), o número de doadores apresentou uma queda de aproximadamente 30% a 40%. A redução vem afetando diretamente o atendimento do serviço, que é responsável por cerca de 70% de toda a rede de Saúde do município que requer transfusão sanguínea.

Segundo Emerson Carvalho, enfermeiro técnico responsável pelo centro, a unidade encaminha bolsas de sangue tanto a hospitais públicos quanto privados da cidade, além de clínicas de hemodiálise.

Ele afirma que a diminuição nos estoques é uma preocupação, diante da alta demanda a ser suprida pela instituição. O enfermeiro ressalta que a unidade tem uma reserva técnica, que já está sendo utilizada, e avalia que o atual volume disponível deve ser suficiente para atender aos hospitais da região por apenas um ou dois dias.

Carvalho afirma que a baixa adesão dos doadores de sangue está relacionada ao cenário da pandemia, que gera insegurança à população, apesar de todos os cuidados tomados pela instituição durante o procedimento.

Além da higienização dos espaços, todos os doadores passam por um processo de triagem e durante a coleta permanecem respeitando o distanciamento social. Grupos grandes de pessoas que queiram doar devem agendar horário antecipadamente.

Outro fator destacado pelo enfermeiro para a diminuição do número de doações é a chegada do inverno, que tradicionalmente também afeta a procura pelo serviço.

O enfermeiro técnico responsável pelo Ihel alerta para a dificuldade de manter o serviço funcionando plenamente durante um momento de agravamento da pandemia, já que além do atendimento a cirurgias e tratamentos oncológicos, pacientes positivados para a doença também podem precisar de bolsas de sangue.

O problema da falta de estoques também é uma realidade no Hemocentro de Londrina. Por conta disso, a Unimed Londrina promove nesta quinta e sexta-feira uma campanha de doação de sangue na unidade de saúde, que fica Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, ao lado do Hospital Universitário (HU). A ação vai contar com a participação de colaboradores da empresa e expectativa é que 27 bolsas sejam coletadas.

Já os atendimentos no Instituto de Hematologia de Londrina são realizados das 8h às 17h30, na rua Senador Souza Naves, nº 667. Pessoas com idades entre 16 e 59 anos podem doar sangue, contanto que estejam com bom estado de saúde. O Ihel atende pelo telefone 3374-7800.

Por Victor Assis

Comentários