SEXTA, 17/01/2020, 18:42

Com epidemia de dengue batendo à porta, Secretaria de Saúde muda protocolo de atendimento da doença

Mudanças foram repassadas aos coordenadores das unidades de saúde municipais em uma reunião na tarde desta sexta-feira.

Na iminência de uma epidemia de dengue na cidade, a principal preocupação da Secretaria Municipal de Saúde passou a ser o atendimento à população. E o primeiro passo para implementar essa nova estratégia foi a atualização dos protocolos de assistência relativos à dengue. Participaram da reunião com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, realizada na tarde desta sexta-feira, todas as coordenadoras das unidades de saúde e dos prontos atendimentos da cidade.

Entre as principais mudanças anunciadas pela diretora de Vigilância em Saúde estão a suspensão dos exames para todos os indivíduos com suspeita da doença e a montagem de novos espaços para atendimento à população, um deles na UBS da Vila Casoni, que será ampliada, e outro no Pronto Atendimento do Maria Cecília, que vem recebendo muitos casos do Residencial Flores do Campo. Sônia Fernandes explica que o protocolo de assistência engloba todas as fases do atendimento ao paciente e que a mudança foi definida em função do risco iminente da epidemia.

Segundo Sônia Fernandes, também ficou definido que os estoques dos diversos insumos usados no tratamento da dengue serão reforçados.

Até a última terça-feira Londrina tinha confirmados mais de 500 casos apenas nos primeiros quinze dias do ano, mas a diretora da Secretaria de Saúde explica que o número deve estar próximo de mil, já que em apenas um dia foram mais 250 novas notificações da doença.

De acordo com Sônia Fernandes, a mudança no protocolo de atendimento, com a retirada, por exemplo, do exame chamado NS1, não prejudica o atendimento e vai agilizar o trabalho da Secretaria na identificação dos pacientes contaminados pelo vírus.

E para sensibilizar a população sobre a importância de combater os focos do mosquito e tentar evitar uma epidemia da doença, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou ainda o lançamento, na segunda-feira, da campanha Londrina Unida contra a Dengue.

Como parte do esforço para tentar conter uma grande epidemia, na quarta-feira, o prefeito Marcelo Belinati reúne lideranças de vários setores para divulgar o primeiro levantamento de infestação do mosquito do ano e propor novas alternativas para enfrentar a doença.

Comentários