SEGUNDA, 16/07/2018, 18:55

Com futuro incerto, Sercomtel pode ir a leilão

A única esperança passa por possíveis investimentos da Copel, que prometeu uma resposta ao apelo da prefeitura em 60 dias.

A cada dia que passa, mais o cerco se fecha para a Sercomtel, que corre contra o tempo pra apresentar um novo plano de investimentos à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. Mergulhada em uma dívida que pode chegar aos 230 milhões de reais nos próximos anos, a telefonia corre o risco de ter a licença pra oferta dos serviços cassada pelo órgão federal. Sem ter como o operar, o destino da empresa seria um leilão, que, inclusive, já estaria sendo organizado por parte da administração.

Pra evitar o fechamento, desde o início do ano a prefeitura está atrás de uma possível solução para os problemas da telefonia. A única esperança, na avaliação do prefeito Marcelo Belinati, passa pela Copel, que detém cerca de 40% das ações da estatal. Para ele, a companhia estadual precisa participar efetivamente do processo de recuperação da Sercomtel, se tornando quem sabe a acionista majoritária da telefonia. Uma auditoria encomendada pela empresa já teria autorizado o investimento junto à telefonia, mas a resposta só deve sair mesmo, segundo Belinati, em 60 dias.

Um grupo de acionistas minoritários também estaria de olho no atual cenário... manobra vista com certa desconfiança pelo prefeito. Belinati acredita que todo o processo precisa ser feito com muita cautela, pra evitar com que o controle da Sercomtel seja repassado para empresas ou autoridades de fora da cidade.

Por Pauta CBN

Comentários