TERCA, 14/07/2020, 11:09

Com o fim da quarentena, entidades estão na expectativa para o retorno das atividades não essenciais em Londrina

Mas essa retomada depende do governador Ratinho Junior, que deve se pronunciar ainda nesta terça-feira

O governo do estado ainda não se manifestou sobre o término da quarentena, decretada no dia 1º de julho. Se considerado o prazo do Decreto Estadual, ela termina nesta terça-feira, dia 14. Mas, em Londrina, o fechamento das atividades não essenciais só começou no dia 6, quando terminou o Decreto Municipal que previa um tempo para que os setores se organizassem para esta segunda paralisação em meio a pandemia.

As entidades que representam o comércio estão otimistas. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fernando Moraes diz que espera uma resposta positiva por parte do governador Ratinho Junior ainda nesta terça-feira. Lembrando que a ACIL e outras entidades chegaram a entrar na justiça tentando derrubar a determinação estadual, mas não conseguiu.

O presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Ovanes Gava também espera a retomada do setor nesta quarta-feira.  

Assim como a ACIL, o Sincoval faz um apelo a população para que não causa aglomeração no comércio, como ocorreu no primeiro retorno depois da paralisação de março. Gava também orienta os comerciantes para que respeitem as determinações sanitárias para evitar o contágio no novo coronavirus. 

O atual Decreto Estadual paralisou as atividades não essenciais em Londrina e cidades que compõe a 17ª Regional de Saúde com a alegação de aumentar o isolamento social e evitar um colapso no sistema de saúde. Na última sexta-feira, o prefeito conversou com governador Ratinho Junior e fez um novo pedido para que Londrina seja retirada da quarentena e que não prolongue as medidas restritivas para além desta terça-feira.

Por Claudia Lima

Comentários