SEGUNDA, 23/11/2020, 06:25

Com quase um ano de "atraso", licitação para a construção de rotatórias na avenida Madre Leônia é lançada pela prefeitura

Cogitado em dezembro do ano passado, o chamado ‘oitão’ da Madre só pôde sair depois da conclusão de um projeto por parte do Ippul e da desapropriação de um terreno.

As empresas interessadas em fazer a construção de duas rotatórias na avenida Madre Leônia Milito, nas proximidades do pontilhão da PR-445, na zona sul de Londrina, têm até esta segunda-feira para apresentar propostas. O processo de licitação que prevê as obras foi lançado com quase um ano de atraso, já que começou a ser cogitado em dezembro de 2019.

A melhoria, que ficou conhecida como “oitão” da Madre, só pôde sair do papel após a conclusão de um projeto por parte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. Um terreno localizado nas proximidades também precisou ser desapropriado neste último ano.

O objetivo da obra é melhorar o fluxo de veículos pela região, trazendo mais segurança a motoristas e pedestres. De acordo com a presidente do Ippul, Denise Ziober, a intervenção vai conseguir acabar com o gargalo de veículos no trecho, dando alternativas para condutores que desejam sair da avenida para acessar a rodovia e vice-versa. Ela também chamou a atenção para o valor de até R$ 1,6 milhão a ser gasto na obra. O investimento, na avaliação de Denise, se torna relativamente pequeno se comparado ao tamanho da melhoria.

A execução da obra inclui serviços de drenagem, terraplanagem, demolição e retiradas, fresagem e recape asfáltico, calçadas para pedestres, gramados, entre outros. A empresa vencedora vai ter 120 dias para executar os trabalhos a partir da assinatura da ordem de serviço. A expectativa é de que isso ocorra ainda este ano.

Por Guilherme Batista

Comentários