TERCA, 11/05/2021, 16:30

Com quatro funcionários afastados e repasse de apenas R$ 7 mil, Hospital São Camilo, em Jataizinho, consegue nova audiência de conciliação para a próxima segunda-feira

Instituição, que só continua de portas abertas por conta de uma ordem judicial, alega que não tem mais condições de manter as atividades.

A direção do Hospital São Camilo, em Jataizinho, pretende pedir mais uma vez pelo encerramento das atividades pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma nova audiência de conciliação marcada para a próxima segunda-feira, dia 17 de maio. Devem participar do encontro, além de representantes da instituição, o Ministério Público (MP), a Prefeitura de Jataizinho e a 17ª Regional de Saúde.

O impasse já tinha sido discutido em audiência no final do mês passado, quando chegou ao fim o acordo que o município tinha com o hospital. Na época, a instituição alegou dificuldades financeiras e anunciou que iria fechar as portas, mas uma ordem judicial, expedida a pedido do Ministério Público, manteve a prestação do serviço. O hospital tentou recorrer duas vezes da decisão, mas teve os pedidos de fechamento negados pela Justiça.

Atualmente, segundo a direção do São Camilo, o hospital atende apenas casos de urgência e emergência. Para isso, recebe mensalmente do Governo do Estado cerca de R$ 7 mil, uma quantia que, conforme o hospital, é insuficiente para a manutenção das atividades básicas. A instituição está tendo que lidar ainda com o afastamento de quatro funcionários que contraíram ou tiveram parentes próximos infectados pelo coronavírus. A situação está cada vez mais insustentável, conforme explicou a diretora administrativa do hospital, Rosalia Sato.

Para suprir a falta de atendimento, a Prefeitura de Jataizinho já ampliou o horário de funcionamento do posto de saúde central da cidade até meia-noite no final de semana. O município alega, ainda, que só não renovou o contrato com a instituição por conta de problemas registrados na prestação do serviço. O Governo do Estado, por sua vez, acredita que o fechamento pode sobrecarregar o atendimento em hospitais de cidades próximas, como o Cristo Rei, em Ibiporã, ainda mais por conta da pandemia de coronavírus. A nova audiência de conciliação para discutir o possível fechamento do São Camilo, em Jataizinho, está marcada para a uma e meia da tarde da próxima segunda-feira.

Por Guilherme Batista

Comentários