QUARTA, 22/12/2021, 08:49

Com queda no volume de manancial, Sanepar implanta rodízio de água em Santo Antônio da Platina

Outros dois municípios do Norte Pioneiro também vão ter revezamento na distribuição a partir desta quarta-feira (22).

Depois de pouco mais de 70 dias com o fornecimento de água normalizada, a cidade de Santo Antônio da Platina voltou a ter rodízio na distribuição na terça-feira (21). Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a medida vale até o início de janeiro e foi necessária por conta do baixo nível do Ribeirão das Bicas, que abastece metade do município. As cidades de Quatiguá e Carlópolis também vão adotar o esquema a partir desta quarta (22).

O gerente-geral no setor Nordeste, Antônio Gil Gameiro, explica que um conjunto de fatores foram responsáveis pelo atual cenário, como temperaturas mais altas, a irregularidade das chuvas e também o aumento no consumo, por conta do período de férias e festas de fim de ano.

Ainda em setembro, a Sanepar havia implantado o rodízio na cidade, devido à estiagem prolongada no Paraná. A princípio, o sistema funcionaria até o dia 17 de outubro, mas o período foi reduzido após o volume dos mananciais atingir um volume satisfatório, com as chuvas dos primeiros dias do mês.

Agora, a estratégia da Companhia deve seguir o mesmo esquema implantado anteriormente. Com isso, o revezamento será realizado entre sete setores do município. Os bairros devem ter o abastecimento suspenso a partir das 7h e a água deve retornar às 12h do dia seguinte. A expectativa é que em 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro, a distribuição seja normal, como explica Gameiro.

O gerente-geral destaca que o apoio da população é fundamental para que o rodízio não seja prolongado. Com isso, as pessoas devem fazer o uso consciente da água ao longo dos próximos dias, dando prioridade ao uso para alimentação e higiene pessoal.

De acordo com a Sanepar, outras 10 cidades da região estão em estado de alerta e podem ter desabastecimentos momentâneos em horários de pico. Os municípios de Rolândia, Jandaia do Sul, Arapongas, Mauá da Serra e Apucarana fazem parte da lista. Segundo a Companhia, conforme a demanda, caminhões-pipa podem ser acionados para auxiliar na distribuição de água.

Comentários