TERCA, 20/08/2019, 19:05

Com termo de referência pronto, Comissão de Infraestrutura quer lançar edital de projeto do novo trecho da duplicação da 445 até setembro

Secretário Estadual de Infraestrutura diz que força-tarefa vai agilizar processo e que recursos para obra estão garantidos, mas só até 2022.

Participaram da reunião com o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os deputados estaduais Tiago Amaral, Tercilio Turini, Luiz Cláudio Romanelli, além de um representante do deputado Cobra Repórter. Na pauta do encontro, as obras de duplicação da PR-445 em mais um trecho, de Irerê a Mauá da Serra.

O assunto veio à tona após o Governador sugerir que, para acelerar o processo, as entidades assumissem a elaboração do projeto. E a reunião trouxe boas notícias para os integrantes da Comissão de Infraestrutura de Londrina e Região. O termo de referência, por exemplo, que é a primeira etapa de qualquer obra pública, já está pronto.

O secretario de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, diz que a duplicação está na lista de prioridades do Governo e que por conta disso foi criada uma força tarefa com técnicos do DER e da Secretaria de Fazenda para cuidar da questão. Com o termo de referência finalizado, o próximo passo é a elaboração e abertura do edital de licitação do projeto, que deve sair até setembro.

O secretário confirmou ainda que os recursos para o projeto estão garantidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Mas, para poder usar o dinheiro também na execução da obra, ela teria que sair até 2022.

Sandro Alex diz que a ideia, para acelerar o processo, é dividir o projeto de 52 quilômetros até Mauá da Serra, em duas partes. E com isso iniciar a obra do primeiro trecho, Irerê Tamarana, logo após o fim da duplicação do Jamile Dequech até Irerê.

De acordo com Sandro Alex, a expectativa é que até o fim do ano que vem o projeto esteja concluído e a licitação possa ser iniciada. Um dos integrantes da Comissão de Infraestrutura, o deputado estadual Tiago Amaral destaca o fato do termo de referência já estar pronto e a garantia de recursos do BID, o que deve agilizar todo o processo.

O deputado estadual Tercílio Turini ressalta a união dos deputados estaduais da região em torno do projeto, que, segundo Turini, deve ser iniciado já no fim do ano e tem execução garantida pelo governador.   

O projeto de duplicação da PR-445 de Irerê até Mauá da Serra tem custo de aproximadamente R$ 6 milhões.

Comentários