QUARTA, 02/05/2018, 19:09

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o país

Mais de mil produtores de Londrina e Tamarana devem imunizar os animais menores de dois anos contra a doença.

Em todo o estado, são cerca de 9 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos que precisam ser imunizadas contra a febre aftosa. No total, são cerca de 50 mil cabeças de gado de 800 produtores de Londrina que devem ser vacinadas e outras 30 mil de 300 produtores de Tamarana, todos cadastrados junto à Adapar.

A primeira etapa da campanha, que começou nesta terça-feira, 1º de maio, vai até o fim do mês, no dia 31. Nessa primeira fase, devem ser imunizados, obrigatoriamente, os animais com até dois anos, é o que explica o médico veterinário e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, Alberto Galerani.

Além do Paraná, os estados de São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Acre, Amazonas e Roraima também participam da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que é realizada a cada seis meses.

Galerani ressalta que a dose extra é fundamental para garantir a imunização dos animais mais novos.

Segundo o fiscal da Adapar, a vacinação no Paraná e, principalmente, aqui na região é quase sempre próxima de 100% do rebanho.

De acordo com o fiscal de defesa agropecuária da Adapar, o valor da multa aumentou esse ano. Quem não vacinar pode ter que pagar R$ 98 por animal.

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa será realizada em novembro, especificamente para imunizar os animais com mais de 24 meses.

Comentários