QUARTA, 20/01/2021, 11:00

Começa a vacinação de profissionais no Hospital do Coração

O Hospital da rede privada também atende leitos do Covid pelo SUS

Das 9 mil doses da vacina anti-Covid destinadas a Londrina, 8 mil foram reservadas a profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, atendendo pacientes com a doença ou com suspeita e também aqueles que atendem emergências. A vacinação começou terça-feira cedo no Hospital Universitário da UEL e hoje estendeu-se aos profissionais do Pronto Atendimento e ao Hospital do Coração, que é particular. De manhã, a equipe atendeu a unidade do Bela Suíça. O entusiasmo dos funcionários era visível. Logo cedo eles formaram fila para se cadastrar e receber a primeira dose. A médica Isabel Cristina ressalta o sentimento de gratidão por esse momento. Mas reforça que ainda não é hora de relaxar as medidas de distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos.

 

 

Segundo o secretario municipal de saúde, Felippe Machado, nesta primeira etapa da vacinação apenas 36% dos profissionais de saúde serão imunizados, de um total de 25 mil. A prioridade é para os que atendem doenças respiratórias.

 

Além de profissionais do HU, Hospital do Coração e Pronto Atendimento, também já estão sendo vacinados profissionais da Upa do Jardim Sabará, na região Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde tem capacidade técnica para finalizar a aplicação das 8 mil doses até sexta-feira, mas o ritmo também depende dos turnos de trabalho das unidades de saúde. Felippe Machado frisou que só quinze dias depois da aplicação da segunda dose, os profissionais estarão realmente protegidos contra a Covid. Portanto, eles e toda a sociedade precisam manter os outros cuidados de prevenção. A ampliação da campanha depende do cronograma do Ministério da Saúde.

 

 

Mil doses, dessa primeira fase, foram reservadas para idosos que vivem em asilos e cuidadores que trabalham nessas instituições públicas e privadas.

 

Por Livia de Oliveira

Comentários