QUINTA, 22/11/2018, 19:15

Comércio exterior paranaense tem o pior desempenho em quatro anos

A forte queda da exportação da carne e de materiais de transporte ajudou a puxar o índice para baixo. No geral, a redução em setembro foi de 22% em relação a agosto.

Em setembro, as exportações paranaenses somaram US$ 1 bilhão e 372 mil. As importações chegaram a US$ 1 bilhão 128 mil. Um saldo positivo, mas 34% abaixo do valor registrado em agosto. Levantamentos realizados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostram além dessa queda acentuada de um mês para o outro, houve uma redução também em relação ao mesmo mês de 2017 e no acumulado do ano, como destaca o economista Evanio Felippe.

Os principais produtos comercializados foram: soja, carnes, madeira e material de transporte. Dois deles apresentaram queda: carne (8%) e materiais (21%). Os outros tiveram saldo positivo, mas não o suficiente para mudar o cenário.  

Segundo o economista, ainda não é possível saber como serão os próximos meses. O ano termina em meio a um cenário indefinido.

O Paraná tem como principais parceiros, a China, a Argentina, os Estados Unidos e a Holanda. E na lista de principais fornecedores, soma-se a Alemanha.

Por Claudia Lima

Comentários