SEGUNDA, 07/06/2021, 07:00

Comércio paranaense mostra reação e cresce no 1º trimestre

Pesquisa da Fecomércio mostra aumento de pouco mais de 6% no faturamento do varejo nos três primeiros meses do ano em quase todas as regiões do estado.

Apesar da pandemia, o comércio paranaense vem registrando bons números em 2021, é o que revela a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio Paraná. No primeiro trimestre do ano, o varejo do estado registrou um aumento de 6,22% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020.

O assessor da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, afirma que o dado é ainda mais animador porque foi o 1º trimestre com maior crescimento desde 2013. Com isso, diz o assessor, a entidade já projeta um crescimento de 4% para o varejo em 2021, mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia.

Na comparação com março do ano passado, o aumento nas vendas do varejo no mesmo mês agora de 2021 também foi bastante expressivo, mais de 13%. Em Londrina, o crescimento chegou a quase 26%. O melhor desempenho entre as regiões paranaenses pesquisadas pela Fecomércio e bem diferente da queda de 2% registrada, por exemplo, em Maringá.

O levantamento mostra que Londrina também teve a maior alta no primeiro trimestre do ano, quase 15%, mais que o dobro da segunda colocada, Curitiba e Região Metropolitana, com menos de 7%. Em relação ao primeiro trimestre, quase todas as regiões paranaenses pesquisadas pela Fecomércio tiveram aumento nas vendas, explica Rodrigo Schmidt.

Entre os segmentos que mais se destacaram no primeiro trimestre, o de materiais de construção, que teve alta de mais de 22% nas vendas, e o setor de móveis e decoração, com quase 17%. Em contrapartida, alguns registraram grandes perdas, entre eles os segmentos de calçados e de vestuário e tecidos, com mais de 31% de queda.

Comentários