SEGUNDA, 16/01/2017, 18:54

Comércio varejista paranaense registra sinais de melhora no fim do ano passado

Para coordenadora da Fecomércio, as promoções de fim de ano, como a Black Friday, estimularam as vendas.

O comércio varejista do Paraná registrou um pequeno aumento do faturamento no fim de 2016. Segundo a pesquisa conjuntural da entidade, as vendas no varejo tiveram um aumento de 2,84% em novembro do ano passado na comparação com o mesmo mês de 2015. Até outubro, o faturamento do comércio só tinha registrado números negativos, na comparação mês a mês, de um ano para o outro.  De acordo com Priscila Takato, coordenadora de pesquisas da Fecomércio, o setor com melhor desempenho na comparação com novembro de 2015 foi o de móveis, decoração e utilidades domésticas, que teve uma alta de quase 28%. Segundo ela, as promoções de fim de ano e a Black Friday ajudaram nesses números.

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, entre os produtos mais vendidos nas promoções de fim de ano, estão os eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados e celulares. Priscila Takata destaca que depois de meses de queda, as concessionárias de veículos também registraram alta de 5,6% na comparação entre novembro de 2015 e o mesmo mês de 2016.

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas do varejo, no entanto, registraram uma queda de 3,5%. Quem teve números positivos nos 11 primeiros meses do ano foram os supermercados, com aumento de 3,48%, e as farmácias, que elevaram o faturamento em 1%.

Entre as sete regiões do estado pesquisadas, os melhores resultados em novembro foram registrados na grande Curitiba, com aumento nas vendas de 6%, no Litoral, 2,4% e em Londrina, com pouco mais de 2% de aumento no faturamento geral do varejo. Mas no acumulado dos onze meses de 2016, todas as regiões ficaram no negativo. 

 

Comentários