QUARTA, 08/08/2018, 10:35

Comissão Especial de Inquérito que investiga o cancelamento das dívidas de tributos na Secretaria da Fazenda terá mais uma fase de oitivas nesta quarta-feira

Nesta primeira fase de depoimentos serão ouvidas mais três pessoas 

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do IPTU pretende ouvir na tarde desta quarta-feira mais dois servidores da Secretaria da Fazenda.  Diego Martins e Tiago Kakitani fazem parte do grupo responsável pela sindicância aberta pela Prefeitura, em setembro do ano passado, para investigar as possíveis fraudes.

Outros três servidores que também participaram da sindicância, foram ouvidos na semana passada.

Nesta quarta-feira, a Comissão deve ouvir o Corregedor do Município, Alexandre Trannin. Ele foi convocado para a primeira oitiva, mas justificou a ausência por causa de um compromisso que já  estava agendado.

De acordo com Filipe Barros, os trabalhos estão ajudando a esclarecer os fatos.

O presidente da Comissão aguarda novos documentos que deverão ser encaminhados pela Prefeitura ainda esta semana.

Os trabalhos da CEI estão divididos em três fases. Na primeira, serão ouvidos os responsáveis pela sindicância na Prefeitura, na segunda, empresários e pessoas físicas beneficiadas pelo suposto esquema e na terceira fase, os supostos beneficiados.

A CEI que apura cancelamento de dívidas do IPTU e outros tributos tem os trabalhos baseados na Operação Password, deflagrada em maio, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).O Gaeco prendeu três pessoas acusadas de apagar débitos tributários na Secretaria da Fazenda. Um quarto servidor só não foi preso porque estava hospitalizado.

Foram pelo menos 54 procedimentos, beneficiando 70 empresas. O prejuízo aos cofres públicos, apurado até agora, é de 700 mil reais. Todos os convocados são obrigados a comparecer e prestar depoimento na CEI.

 

Comentários