TERCA, 17/07/2018, 09:22

Comissão Processante da Câmara começa a ouvir as testemunhas apontadas pelos réus, os vereadores afastados Rony Alves e Mário Takahashi

 Cinco depoimentos ficaram agendados para o próximo dia 26, inclusive os dos vereadores investigados

Das 19 testemunhas apontadas pelos réus, dez compareceram e prestaram depoimentos à Comissão Processante (CP).

Os trabalhos se estenderam por toda a manhã desta terça-feira e foram acompanhados pelos vereadores afastados, Rony Alves e Mário Takahashi.

Os dois seriam ouvidos no período da tarde, mas os depoimentos foram adiados.

É que cinco testemunhas que faltaram, duas do vereador Rony e três de Takahashi, serão ouvidas no próximo dia 26. Outras três testemunhas foram dispensadas pela defesa dos réus.

O presidente da Comissão, José Roque Neto, explicou que as ausências foram justificadas.

Segundo  Roque Neto, o adiamento das oitivas não atrapalha os trabalhos da Comissão. A CP precisa ser concluída até o dia 24 de agosto.

No dia 24 de julho os vereadores Rony Alves e Mário Takahashi, deverão retornar à Câmara por conta de uma determinação judicial e estarão em contato com outros parlamentares. Para o presidente da CP, isso não influencia os trabalhos. 

Depois das oitivas do dia 26, não há previsão de ouvir novas testemunhas.

Rony Alves e Mário Takahashi são investigados na Câmara por suposta quebra de decoro parlamentar. Eles já são réus em dois processos na Justiça onde respondem por corrupção passiva e organização criminosa.

Segundo o Ministério Público, os dois vereadores são os” cabeças” de uma Organização, que alterava o zoneamento urbano da cidade, favorecendo empresários, em troca de propina.

Na semana passada, a Justiça determinou o bloqueio dos bens dos dois vereadores investigados. Rony Alves teve 2 milhões e 700 mil reais bloqueados e Mário Takahashi, 3 milhões de reais. No total são 8 milhões de reais bloqueados pela Justiça, incluindo os bens de outros 11 suspeitos envolvidos no esquema.

Comentários