QUINTA, 17/01/2019, 19:45

Comissão Processante notifica Justiça sobre “sumiço” do prefeito de Rolândia e pede para que ele seja preso

Na avaliação da CP, Luiz Francisconi estaria fora da cidade há mais de oito dias e, assim, teria descumprido medidas cautelares estabelecidas em ação criminal. Prefeito, que está afastado das funções, é investigado por suposta participação em esquema de corrupção.

A Comissão Processante aberta na Câmara Municipal de Rolândia pra investigar o prefeito afastado Luiz Francisconi emitiu uma notificação nesta quinta-feira para informar à Justiça sobre o sumiço do acusado. A CP está tentando ouvir Francisconi desde a semana passada, mas não consegue sequer notificá-lo. De acordo com a comissão, o prefeito estaria fora da cidade há mais de oito dias e, por isso, teria desobedecido uma das medidas cautelares estabelecidas em ação criminal já apresentada contra ele pelo Ministério Público.

O descumprimento poderia gerar a prisão preventiva de Francisconi, como destacou o presidente da CP, vereador Irineu de Paula, do PSDB.

Por meio de sua defesa, o prefeito afastado informou que faltou ao depoimento porque está viajando com a família. O advogado também destaca que, apesar de ausente, Francisconi não estaria desobedecendo nenhuma medida cautelar. Ele garante, ainda, que o investigado prestará os esclarecimentos devidos à Comissão Processante até o final do mês. O presidente da CP afirma que o grupo está de plantão, esperando pela notificação de Francisconi por parte de um oficial de Justiça. Assim que isso acontecer, conforme o vereador, a data do depoimento vai ser agendada para o dia seguinte, como prevê a legislação.

Luiz Francisconi é investigado na Operação Patrocínio, do Ministério Público, acusado de receber pelo menos R$ 150 mil em propina para favorecer uma empresa no processo de licitação do aluguel de um barracão que pertencia ao antigo IBC, o Instituto Brasileiro do Café. Além dele, dois ex-secretários municipais e empresários também são investigados.

Por Guilherme Batista

Comentários