TERCA, 27/10/2020, 18:49

Comunidade escolar tem até às 20h desta quarta-feira para aprovar ou não a transformação de Escolas Estaduais em Colégios Cívico-Militares

As escolas selecionadas em Londrina são: Fernando de Barros Pinto; Josemaría Escrivá; Maria Helena Davatz; Tsuru Oguido e Vista Bela.

O Governo do Paraná quer levar o programa de colégios cívico-militares para 216 unidades da rede estadual de 117 municípios de todo o estado já a partir do ano que vem. Mas para isso, a comunidade escolar precisa aprovar a proposta. Foi criado um referendo, em que cada um diz sim ou não para a mudança. Os pais têm direito a um voto por filho matriculado. Na Escola Estadual do Residencial Vista Bela a votação tem sido tranquila. Apenas um pai entra de cada vez na sala, mas não há filas. Eles ficaram sabendo da consulta por meio do boca a boca, do whatsapp e das lives produzidas pela direção. Sandra Cardoso é mãe de uma aluna do colégio. Ela ainda tem poucas informações sobre o novo formato de ensino, mas é favorável à proposta.

Os pais favoráveis à proposta apostam em um zelo maior pela disciplina e mais respeito pelo ambiente escolar. Patrícia Braz Campos veio votar pelo filho. Ela acredita que a presença da polícia militar na escola vai favorecer a segurança dos alunos também e consequentemente a qualidade do ensino.

A consulta está sendo realizada nas próprias escolas, das oito da manhã às oito da noite. Podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. A votação vai até as 20h desta quarta-feira. Em Londrina, foram selecionados os colégios Fernando de Barros Pinto, no Conjunto Violin; Josemaría Escrivá, no Pacaembu;  Maria Helena Davatz, em Lerroville; colégio Tsuru Oguido, no Santa Rita e além da Escola do Residencial Vista Bela. O diretor, Marins Carlos de Souza falou sobre as mudanças previstas se aprovada a gestão cívico-militar.

Na Região Metropolitana de Londrina também foram selecionadas escolas em Bela Vista do Paraíso; Sertanópolis;  Ibiporã;  Rolândia; e Cambé. Caso o estudante seja maior de idade (18 anos), poderá ele mesmo participar da consulta. É preciso levar um documento pessoal para votar. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar a assinatura, como forma de proteção contra a Covid.O resultado deve sair até quinta-feira, dia 29.

Por Livia de Oliveira

Comentários