SEXTA, 22/04/2022, 08:55

Confiança da indústria paranaense volta a crescer após recuos consecutivos, aponta pesquisa da Fiep

Melhora da pandemia e valorização do real podem ter influência no resultado. Por outro lado, economista aponta que ainda é difícil dizer como cenário deve se comportar ao longo dos próximos meses.

Segundo os novos dados divulgados pelo levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o índice de confiança do empresário industrial voltou a crescer em abril, no estado. 

As últimas três sondagens mensais realizadas haviam registrado recuos na taxa. No novo levantamento, o indicador chegou em 57,1. O que é considerado positivo, já que ficou acima dos 50 pontos, em uma escala que vai até 100. 

Para Marcelo Alves, economista da Fiep, o novo crescimento pode ter sido puxado por alguns fatores, como a melhora no cenário da pandemia e a valorização do real, em relação ao dólar. Na avaliação dele, também há a possibilidade destes elementos terem contribuído para amenizar possíveis reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia, na expectativa do setor no Paraná.

Apesar disso, a taxa no primeiro quadrimestre deste ano ficou abaixo do que foi registrado no mesmo período em 2021.

A pesquisa é composta tanto por um índice de condições, que leva em conta o cenário econômico em um período mais amplo, de seis meses, como também é formada por um indicador de expectativa, que analisa as perspectivas futuras. 

No levantamento de abril, estas avaliações apresentaram direções diferentes. Se por um lado, o atual momento é considerado positivo pelo setor, com avanços no primeiro índice, a confiança da indústria para os próximos meses apresentou certo enfraquecimento, já que o segundo indicador teve uma redução de 1,8 ponto, em comparação ao mês anterior.

Alves considera que o panorama macroeconômico, com alta da inflação, e também contexto internacional podem ter contribuído para este resultado. No entanto, ele diz que ainda é difícil apontar como todo este cenário pode influenciar o otimismo do setor.

Ainda segundo a nova pesquisa realizada pela Fiep, a preocupação relacionada ao valor dos insumos foi um dos fatores que mais influenciaram os resultados do índice de confiança do empresário industrial, no mês de abril. 69% dos respondentes disseram ter enfrentado problemas para conseguir os produtos e que observaram aumento nos preços.

Comentários