QUARTA, 05/06/2019, 18:56

Confiança do comerciante paranaense cresce mais de 15% em um ano

Foi o melhor mês de maio desde 2012. Por outro lado, na comparação com abril, índice da Fecomércio revela queda na confiança do empresariado do varejo.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgado pela Fecomércio paranaense, ficou em 128,6 pontos em maio. Apesar da queda em relação a abril, de 1,8%, o aumento em um ano foi de 15%, e com isso a confiança do empresário do estado teve o melhor resultado desde 2012 para o mês de maio.

A pontuação da Índice de Confiança do Empresário do Comércio determina que abaixo de 100 pontos o indicador seja considerado negativo, fato que ocorreu em agosto do ano passado, mas começou a reagir a partir de setembro, mantendo uma progressão até março.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, explica que o fato de ter sido o melhor mês de maio desde 2012 revela algumas intenções positivas do empresário. Mas, a coordenadora avalia também que a queda na confiança em relação a abril é reflexo do momento político-econômico do país, ainda de incertezas.

O Índice de Confiança do Empresário nacional ficou em 122,4 pontos, com baixa de 0,8% na comparação com abril e avanço de 7,6% em relação a maio de 2018.

De acordo com Priscila Andrade, as micro e pequenas empresas são as mais sensíveis à estagnação da economia e às indefinições políticas e apresentaram redução de quase 2% no índice de confiança na comparação com abril.

Mas, os empresários que atuam no comércio de bens duráveis são os mais afetados. Na variação mensal, o índice caiu 5,7%, enquanto no varejo de bens semiduráveis o indicador teve alta de 1,6%.

Comentários