SEXTA, 30/04/2021, 19:00

Confiança do empresariado paranaense volta a cair em abril

Índice elaborado pela Fecomercio teve redução de 6,3% no mês, depois de alguns meses de relativa estabilidade.

Com 103,2 pontos em abril, o Índice, que é elaborado pela Fecomércio, caiu 6,3% em relação a março e é o mais baixo desde outubro do ano passado. Mas, por estar acima de 100 pontos, segundo a entidade, ainda pode ser considerado favorável.

As Condições Atuais do Empresário, um dos subindicadores do Índice, foi um dos fatores com maior retração mensal, segundo a pesquisa, com queda de quase 9%. A Expectativa do Empresário também caiu 6,8% na comparação com março. Já os Investimentos do Empresário do Comércio foi o que registrou menor retração pouco menos de 4%, principalmente a projeção de contratar funcionários, que baixou mais de 9%.

O assessor da Fecomercio, Rodrigo Schmidt, explica que, apesar da relativa estabilidade dos últimos meses, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio voltou a cair significativamente em abril com o aumento dos casos de Covid-19 e a manutenção das medidas restritivas em muitas cidades do Estado.

Na pesquisa fica clara a diferença entre as expectativas do empresário de pequeno e de grande porte. Entre as empresas maiores, o índice baixou 5,6%.

No caso das empresas pequenas, com até 50 funcionários, a confiança ficou mais abalada, com redução de 6,3%, explica o assessor da Fecomercio.

O indicador nacional de confiança do empresário do comércio também teve redução de 6,4% na variação mensal e passou a ser considerado desfavorável, ao baixar para 95,7 pontos.

Aqui no Estado, a pesquisa da Fecomercio ouviu 500 empresários do varejo de Curitiba.

Comentários