SEGUNDA, 27/01/2020, 06:50

Confiança do empresário do comércio paranaense tem melhor janeiro desde 2013

Foi o quinto mês seguido de alta do indicador. Empresários com mais de 50 funcionários são os mais confiantes na recuperação da economia.

O melhor resultado de janeiro de toda a série histórica da pesquisa e também o quinto mês consecutivo de alta no indicador. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, da Fecomércio Paraná, registrou quase 129 pontos agora em janeiro, com uma variação mensal de pouco mais de 1%, e ficou acima da média nacional. Resultado influenciado principalmente pelo aumento do subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio, que teve variação mensal acima dos 6% e ficou em mais de 112 pontos.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, afirma que os números revelam uma avaliação positiva dos comerciantes sobre a situação atual da economia, do comércio e das empresas, em parte também por conta do aumento das vendas no fim de ano, que registraram alta de 3,21% até novembro, mas não só por isso, diz Rosalem.

Já o Índice de Investimento do Empresário ficou em pouco mais de 115 pontos, com redução de 0,6% na variação mensal. Resultado que, segundo o economista da Fecomércio, ainda revela certa cautela no que diz respeito a pôr a mão no bolso para fazer investimentos ou contratar.

E o Índice de Confiança do Empresário do Comércio foi ainda melhor entre os proprietários e gestores de empresas de grande porte, com mais de 50 funcionários, o que segundo Rodrigo Rosalem, é outro indicativo de uma tendência de recuperação da economia, já que a grande empresa tende a retomar o ritmo da produção de maneira mais lenta.

A pesquisa da Fecomércio revelou também uma confiança maior entre os donos de estabelecimentos de bens semiduráveis e duráveis.

Comentários