SEGUNDA, 27/09/2021, 18:18

Confiança do varejista mantém ritmo de crescimento pelo quarto mês seguido

Pesquisa da Fecomércio aponta ainda que, com otimismo em alta, empresários planejam contratar e repor demissões feitas ao longo da pandemia.

Foi o quarto mês seguido, de acordo com a Fecomércio, que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio manteve o ritmo de crescimento. O indicador cresceu 6,7 pontos em setembro na comparação com agosto. O melhor resultado para o mês dos últimos dez anos.

Rodrigo Schmidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio Paraná, afirma que a elevação da confiança do varejista paranaense foi motivada, principalmente, por um dos subíndices do levantamento, o que mede as Condições Atuais do Empresário, que apresentou alta mensal de mais de 11% e variação anual de 111%.

De acordo com Rodrigo Schmidt, com mais confiança, os empresários afirmaram que estão planejando repor o pessoal demitido na pandemia. O índice de expectativa de Contratação de Funcionários, por exemplo, cresceu 8,7% apenas em setembro, com mais de 90% das empresas do varejo paranaense afirmando que pretendem abrir novas vagas.

E as de menor porte, com até 50 colaboradores, afirma o coordenador da Fecomércio, são as que devem contratar mais, principalmente os temporários.

O coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio afirma que mesmo com a inflação em alta, as taxas de juros elevadas, o grande nível de desocupação e o menor poder de compra, os empresários estão otimistas.

Em grande medida, afirma Rodrigo Schmidt, por conta de datas importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, além do pagamento das restituições do imposto de renda e com isso a injeção de mais recursos na economia.

Neste cenário, explica o coordenador da Fecomércio, as empresas vão retomando seus padrões de funcionamento gradativamente e os empresários começam a ter mais subsídios para planejar os investimentos.

Comentários