SEXTA, 01/06/2018, 18:53

Confronto entre MST e moradores de fazenda em Florestópolis termina com feridos

A expulsão de parte do grupo ocorreu neste feriado.

Integrantes da Associação dos Moradores da fazenda da Porta do Céu, em Florestópolis foram expulsos da propriedade por um grupo do Movimento Sem Terra (MST) neste feriado. Antonia Aparecida Rodrigues conta que eles chegaram fortemente armados e os tiraram da fazenda a força.

Valdemir Paulo Soares, presidente da Associação de Moradores da Porta do Céu diz que eles saíram só com a roupa do corpo.

A fazenda, que pertence a Usina Central do Paraná, do grupo Atalla, está invadida há cerca de seis anos pelo MST. Na época, 150 famílias do movimento invadiram a propriedade que tinha produção de cana. Mas, com o passar dos meses, houve um racha no grupo e 115 famílias resolveram criar a associação e se desvincular ao MST. Apesar da separação, os dois grupos continuaram vivendo na mesma fazenda. Os membros da associação alegam que ficaram com um espaço menor, apesar de estarem em maior quantidade. Alguns querem plantar e outros querem arrendar a terra invadida. Ainda de acordo com Soares, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas durante o confronto na madrugada do feriado e que algumas pessoas tiveram que fugir pelo canavial, onde estão até agora.

A fazenda já tem reintegração de posse determinada pela justiça, mas não fui cumprida ainda. O caso foi registrado no posto da Polícia Militar de Florestópolis. A reportagem tentou contato com o líder do MST, mas sem sucesso.

Por Claudia Lima

Comentários