SáBADO, 29/12/2018, 19:22

Conheça os nomes mais registrados nos cartórios da cidade em 2018

No ranking das preferências de pais e mães londrinenses, nada de extravagâncias, pelo contrário, os primeiros colocados são todos nomes tradicionais.

Em primeiro lugar um empate: Miguel, com 80 registros, e Alice, também com 80, foram os nomes mais escolhidos para os londrinenses nascidos esse ano. Nada de surpresas, a tradição parece continuar seduzindo pais e mães. Entre os meninos, a lista dos nomes mais registrados tem entre os dez primeiros, além de Miguel, o primeiro colocado, Arthur, com 64 registros, e Heitor, logo atrás, com 63. A lista traz ainda nomes Davi, Gabriel, João Pedro e João Miguel.

Do lado feminino, a tradição também predominou. Além de Alice, o nome de menina mais registrado em 2018, aparecem ainda Helena, em segundo lugar, com 58 registros, e Laura, com 54. Na sequência, mas com bem menos registros, surgem mais nomes tradicionais, como Lívia, Lorena, Maria Clara e Manuela.

No Paraná, destaque para os nomes compostos. Pedro Henrique ficou em primeiro lugar com quase 1.250 registros, e Enzo Gabriel, com pouco mais de 1.200 registros, foram os nomes mais escolhidos.

A curiosidade é que o nome Enzo Gabriel parece mesmo estar na moda. Além do Paraná, onde ficou em segundo lugar, no Brasil ele foi o nome mais escolhido, com mais 18 mil registros. No caso das meninas, Maria Eduarda foi o nome mais escolhido em todo o país com quase 15.800 registros. E as preferências nacionais mudaram. Em 2017, os nomes mais escolhidos foram Miguel, agora na segunda colocação e Alice, que passou para a 3º colocação entre os nomes femininos.

O levantamento desse ano reuniu os registros realizados até 18 de dezembro e identificou ainda mais de 350 mil nomes considerados diferentes e escritos de forma variada. Os nomes compostos também são destaque e representam quase 30% do total. O estudo identificou ainda mais de 3 mil variações compostas para o nome Maria, 2.300 para Pedro e 1.500 para Ana.

A novidade a partir de agora é que o levantamento dos nomes mais registrados, da quantidade de nascimentos, casamentos, óbitos e CPF’s estará disponível no Portal da Transparência do Registro Civil. Pelo endereço eletrônico www.registrocivil.org.br a pessoa pode segmentar a busca por Estados, Regiões e Municípios em uma base de dados que conta com mais de 125 milhões de registros.

Comentários