QUARTA, 08/04/2020, 08:00

Conselho Administrativo da Caapmsl quer que prefeitura devolva até ano que vem recurso que será retirado do plano de saúde

CORTE DE 18 MILHÕES DE REAIS SERÁ TRANSFERIDO PARA INVESTIMENTOS NO COMBATE À COVID 19.

A suspensão do repasse da prefeitura ao Plano de Saúde da Caapmsl também foi discutida durante a sessão extraordinária desta quarta-feira. O corte prejudica 13,5 mil servidores que possuem o plano, mas resulta em uma economia de 18 milhões de reais ao município. O recurso será destinado ao enfrentamento à Covid 19 que, segundo a prefeitura, exigirá um gasto de 86 milhões de reais na contratação de médicos, enfermeiros, montagem de um hospital de campanha e compra de equipamentos de proteçãoo individual aos profissionais da saúde.

O Conselho Administrativo da Caapsml é contra o projeto na forma em que foi apresentado na Câmara. Segundo a presidente, Rosângela Cebulski, apesar do fundo de saúde ter 41,8 milhões de reais em caixa, a perda dos 18 milhões tornará a situação insustentável em 2021. Por conta disso, a sugestão é apresentar uma emenda para que a prefeitura devolva o recurso já a partir do próximo ano, mesmo de forma parcelada.

 

O superintendente da Caapsml afirmou que o momento exige um sacrifício por parte dos aposentados e pensionistas, mesmo admitindo que a situação financeira do plano possa se complicar mais pra frente, jogando a “batata quente” no colo da secretaria de Fazenda.

A presidente do Conselho Administrativo rebateu.

O diretor do Sindserv, Fábio Molin, lembrou de outras situações em que os aposentados e pensionistas socorreram financeiramente a prefeitura, como nas fortes chuvas que castigaram a cidade em janeiro de 2016, e defendeu que a conta não pode ser paga sempre pela categoria. Segundo ele, o pedido é incompatível com outros projetos encaminhados pela prefeitura à Câmara, como os que pedem 130 milhões de reais em empréstimos para serviços de recape, iluminação em LED e para manter a Sercomtel em pé.

 

O projeto volta a ser discutido na tarde desta quinta-feira, na segunda sessão extraordinária convocada pela Câmara de Vereadores.     

Comentários