SEGUNDA, 08/03/2021, 07:00

Consórcio garante recuperação de 64 quilômetros de estradas rurais em Londrina, mas serviço só vai ter início daqui a 45 dias

Segundo o secretário de Agricultura, os maquinários ainda precisam concluir trabalhos em Cambé. Ele também atualizou a situação da estrada de Guairacá, que começou a ser reformada em 2018 e ainda não ficou pronta.

A Prefeitura de Londrina conta com uma nova ferramenta para a recuperação das estradas rurais do município: os maquinários do Cidrebac, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal. A iniciativa, formada pelas cidades de Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas, tem oito equipamentos à disposição, além das equipes responsáveis por operá-los. Em Londrina, a prefeitura vai investir cerca de R$ 400 mil para a recuperação de 64 quilômetros de seis estradas. São elas: Brigada 04, Estrada Velha, Pininga, Ivo Leão, São João e Piracema, todas elas localizadas em áreas que interligam os distritos de Paiquerê e Lerroville, e o Patrimônio de Guairacá.

Em entrevista à CBN, o secretário municipal de Agricultura, Regis Choucino, ressaltou a importância da execução das melhorias, mas disse que o serviço só vai ter início daqui a 45 dias, depois que as equipes do consórcio finalizarem a recuperação de estradas na cidade de Cambé.

Ele também atualizou a situação da estrada de Guairacá, que está em obras desde 2018 e ainda não ficou pronta. Orçada inicialmente em R$ 2,5 milhões, a obra de pavimentação poliédrica sofreu com o atraso por parte da primeira empresa contratada. A prefeitura, inclusive, precisou dispensar a terceirizada e contratar outra construtora, que também enfrenta problemas. Segundo o secretário, a empresa pediu um aditivo de prazo de 210 dias ao contrato firmado. A expectativa, conforme Choucino, é que a recuperação da estrada, que tem pouco mais de 6 quilômetros de extensão, seja, enfim, entregue à população entre setembro e outubro deste ano.

Por Guilherme Batista

Comentários