QUINTA, 30/06/2022, 18:02

Consultório de Rua de Londrina amplia horário de funcionamento

Serviço da Secretaria de Saúde, que atende pessoas em situação de rua, agora tem uma equipe também no período da tarde. 

Nem todo londrinense sabe, mas a cidade presta atendimento médico para as pessoas em situação de rua. Além de orientações sobre alguns cuidados básicos, o serviço da Secretaria Municipal de Saúde, que começou a funcionar em 2012, tem como objetivo principal a prevenção das doenças crônicas transmissíveis, como AIDS, sífilis e tuberculose, e as não transmissíveis, como a hipertensão e a diabetes. 

O Consultório de Rua também faz o acompanhamento pré-natal e cuida da saúde mental das pessoas em situação de rua, inclusive com encaminhamento ao CAPs AD para os usuários de drogas e álcool.

A novidade é que esta semana, a Prefeitura anunciou a ampliação do horário de funcionamento do serviço. Agora, o Consultório de Rua passou a funcionar também no período da tarde e o atendimento começa às 7h e vai até às 19h.

As equipes têm duas enfermeiras, quatro técnicas de enfermagem, uma educadora social, duas assistentes sociais, duas psicólogas e um médico. O serviço funciona ainda com o apoio de médicos do programa de Medicina de Família e Comunidade, e de estudantes de medicina aqui da cidade.

As equipes do Consultório de Rua atendem nos celulares 9 9994-9029 e 9 9943-3979. Também é possível falar pelo telefone da UBS Jardim do Sol, sede do serviço, pelo 3379-0777.

Texto do estagiário Mateus Canezin, sob supervisão do jornalista Marcos Garrido.
 

Comentários