QUARTA, 29/03/2017, 19:01

Consumidor paranaense vai ter desconto na conta de energia no próximo mês

Decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica corrige uma cobrança indevida feita durante o ano passado.

O desconto na tarifa da Copel vai ser de 11,88% em abril. Em outros estados a queda nos valores da conta de luz chega a 20%. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, e beneficia quase todas as distribuidoras de energia do país. Gisele Monteiro, gerente de Tarifas da Copel, explica que a variação nos descontos de um estado para outro depende da data de aniversário das tarifas.

A redução de quase 12% vai ser apenas no mês de abril. O desconto foi motivado por cobranças indevidas nas contas relativas à Usina Nuclear de Angra 3, cuja obra está atrasada e ainda não entrou em operação. A gerente da Copel explica que em maio e junho ainda vai haver desconto, mas ele vai ser quase imperceptível e ficar bem próximo da tarifa padrão.

Segundo a Aneel, medidas internas já foram tomadas para que esse tipo de cobrança indevida não volte a ocorrer.

A Agência já havia definido, em 2015, que a tarifa relacionada a Angra 3 não devia ser cobrada na conta de luz, porque a usina não ficaria pronta. Mas, por um erro da agência, a cobrança acabou sendo feita. Se ela continuasse sendo feita por 12 meses, o valor total arrecadado seria de R$ 1,8 bilhão a mais para Angra 3.

A usina nuclear teve as obras paralisadas em 1986  e retomadas em 2009 pelo ex-presidente Lula. Deveria ficar pronta em 2014, mas em 2015, as obras foram novamente suspensas, por problemas financeiros na Eletronuclear e denúncias de corrupção contra o ex-presidente da empresa, Othon Luiz Pinheiro da Silva, que acabou condenado e preso por envolvimento no esquema.

Comentários