QUARTA, 22/06/2022, 15:00

Copel dá dicas de como economizar na conta de luz, durante inverno

População precisa estar atenta ao tempo de banho e uso consciente de equipamentos como aquecedores e aparelhos de ar-condicionado, nesta época do ano.
 

Já não é novidade que a chegada do inverno também traz alguns cuidados relacionados à conta de luz. Com dias mais frios, é comum gastar alguns minutos a mais no banho quente ou utilizar aparelhos, como aquecedores, com maior frequência.

A previsão, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é que a nova estação registre dias de baixas temperaturas, inclusive com chance de geadas, aqui na região.

O engenheiro da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Fernando Bauer explica que, nesta época do ano, dois dos principais vilões da economia são, justamente, os chuveiros e os aquecedores. Entre as orientações, nestes casos, está a redução no tempo de uso dos aparelhos. 

Outra dica que pode ajudar a evitar o aumento na conta, segundo ele, é não utilizar as potências máximas dos equipamentos, o que geralmente acaba fazendo com que o consumo de energia também seja maior.

De acordo com o simulador de consumo da Companhia, o uso de um aquecedor por três horas, em cinco dias na semana, representa mais de R$ 100,00, na tarifa convencional.

Mas, outros aparelhos também impactam de forma diferente a conta de luz, durante a estação mais fria do ano. Segundo Bauer, é comum que, nesta época, as pessoas utilizem mais os televisores e computadores.

Além disso, as lâmpadas geralmente são ligadas mais cedo. Com isso, a recomendação é pela troca por lâmpadas LED, que gastam menos. No caso das geladeiras, os moradores também podem ajustar o termostato para um nível mais baixo e verificar a condição da borracha do equipamento.

O engenheiro da Copel diz ainda que é preciso estar atento na hora de adquirir eletrodomésticos, já que a compra de um aparelho que gasta menos eletricidade vai apresentar resultados de economia ao longo de um bom tempo. Para isso, é preciso verificar se o aparelho conta com selos e classificações de consumo de energia, como do Inmetro.

Na última terça-feira (21) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o aumento no valor das bandeiras tarifárias. Os reajustes passam a valer a partir do mês de julho. A medida definiu uma alta de mais de 63% para o primeiro patamar da bandeira vermelha, por exemplo. Atualmente, a bandeira verde está em vigor e não prevê cobrança extra na conta de luz.

Comentários