QUINTA, 08/06/2017, 19:04

COPEL tem 24 horas para enviar esclarecimentos à BOVESPA sobre possível venda de ações da empresa

Informação divulgada em reportagem, segundo especialista, tem repercussões no mercado e pode influenciar, por exemplo, no preço das ações. 

A notícia foi publicada pelo jornal Valor Econômico desta quinta-feira. De acordo com a publicação, a COPEL prepara uma oferta de ações em que pretende captar cerca de R$ 4 bilhões na bolsa de valores. Segundo o jornal, a empresa já está com o plano em ação e teria pedido inclusive a bancos e escritórios de advocacia, que tenham interesse em assessorar a companhia na tarefa, que apresentem propostas. A reportagem do jornal rendeu um pedido de explicações da BOVESPA. Em ofício encaminhado à direção da companhia, o superintendente de Acompanhamento de Empresas informa que a Bolsa de Valores não foi informada da operação divulgada pelo jornal e destaca a obrigatoriedade que a COPEL tem de divulgar qualquer tipo de informação de interesse do mercado primeiramente à BOVESPA, usando um sistema chamado de empresas.net. O programa deve ser utilizado pelas companhias registradas ou que pretendam se registrar na Comissão de Valores Mobiliários, autarquia que regula o setor, para encaminhar informações periódicas e eventuais.

O economista e professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UEL, Azenil Staviski, explica que o pedido de informações feito à COPEL se justifica pela regulamentação rígida do mercado de capitais, onde a informação antecipada sobre uma possível venda de ações, ainda mais na quantidade divulgada pela reportagem, tem repercussões e pode influenciar, por exemplo, no preço das ações.

O documento Bolsa de Valores finaliza informando que, de acordo com as normas que regulam o setor, a falta de resposta da COPEL pode originar uma multa. O prazo que a empresa tem para enviar os esclarecimentos vai até esta sexta-feira.

Em nota, a COPEL confirmou que avalia uma eventual oferta subseqüente de ações, como parte de um estudo abrangente de otimização de caixa, com o objetivo de suportar o plano estratégico de crescimento da companhia. E conclui informando que a empresa manterá o mercado devidamente informado sobre quaisquer atualizações relevantes relacionadas ao assunto.

Comentários