SEGUNDA, 11/02/2019, 19:40

Corregedoria do município vai investigar suposto envolvimento de servidores em incêndio criminoso na Fazenda Refúgio

A área foi alvo de vandalismo no último final de semana.

A Corregedoria do Município abriu investigação para verificar a possível participação de servidores da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) no incêndio criminoso ocorrido na Fazenda Refúgio, na zona leste de Londrina. A área, utilizada para depósitos de galhos e troncos de árvores retirados das ruas de Londrina, tem sido alvo constante de queimadas. Equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) trabalharam de sábado (9) para controlar as chamas no espaço.

Segundo o secretário de Ambiente, José Roberto Behrnd, houve uma denúncia de moradores da região que a atuação de próprios técnicos do depósito teria contribuído para que o incêndio se alastrasse.

Uma reunião entre a SEMA, a CMTU e representantes da Guarda Municipal foi realizada nesta segunda-feira para encontrar  uma solução para aumentar a segurança no local e evitar ações de vândalos. A primeira medida adotada será de fechar um dos acessos da Fazenda Refúgio.

A promessa é instalação de Câmaras de monitoramento para coibir ação de vândalos. Outra alternativa prometida está na licitação em andamento de aquisição máquinas que devem triturar esse material. Isto é, transformando galhos e troncos de árvores em compostagem, diminuindo o risco de queimadas.

No ano passado moradores da região chegaram a procurar o Ministério Público e fizeram protestos para denunciar as irregularidades na Fazenda Refúgio.

Por Guilherme Marconi

Comentários