QUINTA, 01/11/2018, 16:50

Crea e Tribunal de Contas fiscalizam obras paradas no Norte Pioneiro

Parceria dos dois órgãos vai visitar aproximadamente seis obras públicas paralisadas por toda a região para checar se as informações enviadas ao Tribunal conferem com a realidade.

A fiscalização começou em meados de outubro e vai até o fim desse mês. O gerente regional do Crea em Londrina, Edgar Tsuzuki, explica que as Prefeituras têm obrigação de manter atualizadas, em um sistema do Tribunal, as informações sobre o andamento de obras no município.

O gerente explica que com o convênio, firmado em 2006, o TCE tem acesso ao sistema do Crea e os técnicos do Tribunal conseguem acessar todas as informações da fiscalização realizada, como fotos, coordenadas geográficas e relatórios, para avaliar se o que foi verificado em campo corresponde ao estágio das obras declarado pelas Prefeituras.

As obras em que os fiscais confirmem a incoerência nas informações passam a ser prioridade para a Fiscalização do TCE.  De acordo com Edgar Tsuzuki, a lista das obras a serem fiscalizadas é elaborada pelo Tribunal de Contas, a partir de inconsistências observadas no sistema.

Em todo o estado 50 obras públicas serão fiscalizadas até o fim de novembro, mas os locais não são divulgados previamente. No Norte Pioneiro, serão seis obras, entre elas escolas e unidades de saúde.

O gerente do Crea explica que a parceria com o Tribunal tem rendido bons frutos. Atualmente o órgão tem 60 agentes de fiscalização em todo o estado, sete aqui na regional de Londrina.

No total, as seis obras fiscalizadas no Norte Pioneiro somam cerca de R$ 20 milhões de investimentos com recursos públicos.

Comentários